Blog

foto do rosto de uma pessoa meditando

Auto-hipnose para concurso: tire aqui suas dúvidas!

Desenvolvimento Pessoal | 03/05/2017 | Comentários

Altos níveis de estresse, angústia e ansiedade, pouca capacidade de memorização e falta de autoestima e autoconfiança. Quem é concurseiro sabe que esses são apenas alguns dos “obstáculos mentais” que podem prejudicar seriamente o desempenho em qualquer processo seletivo. E não é para menos! Com a concorrência altíssima e a gigantesca quantidade de matérias contidas nos editais, manter a mente tranquila e focada e a confiança nas alturas não é tarefa das mais fáceis, não é mesmo?

Justamente em função de tudo isso, é cada dia maior o número de pessoas que têm investido em metodologias e técnicas de cunho psicológico e terapêutico com o objetivo de aumentar os níveis de autoconhecimento e, assim, trabalhar e melhorar diversos aspectos cognitivos, como memória, procrastinação e falta de motivação para estudar. A auto-hipnose para concurso é uma das principais.

Hipnose? Sim, você não leu errado! Embora esteja cercada de mistérios e misticismos, a hipnose, quando utilizada de maneira correta, é uma ferramenta extremamente poderosa, capaz de melhorar e desenvolver diversos aspectos positivos de sua personalidade, aumentando sua capacidade de foco, concentração e vontade de estudar. E o melhor: você mesmo pode aplicar as técnicas, bastando, para isso, investir em um bom curso de hipnose e dedicar-se com afinco.

Ficou interessado e quer saber mais sobre a hipnose e como utilizar a auto-hipnose para concurso? Então não deixe de acompanhar a leitura deste post, pois é exatamente sobre esse assunto que ele trata! Vamos lá?

Saiba o que é hipnose

A 1ª — e mais importante — questão a ser tratada quando o assunto é hipnose é a desmitificação. Esqueça de vez a imagem de um suposto “hipnotizador” balançando um pêndulo em frente ao rosto de uma pessoa com o objetivo de divertir uma plateia atônita.

Apesar de a hipnose ter sido bastante utilizada com o propósito de entretenimento durante muito tempo, trata-se de uma técnica milenar e aprovada pelo Conselho de Psicologia como uma ferramenta terapêutica extremamente eficiente em muitas enfermidades e dificuldades psíquicas.

Desde 1999, a hipnose também é utilizada, com aprovação dos conselhos de Medicina e de Odontologia, por médicos e dentistas. Você é uma daquelas pessoas que têm pavor do barulhinho da broca do dentista? Pois saiba que, com técnicas de hipnose aplicadas corretamente por um profissional treinado, a ansiedade e o nervosismo que esse ruído provoca podem simplesmente desaparecer!

Na verdade, a hipnose nada mais é do que entrar em um estado alterado de consciência. Em palavras leigas, podemos dizer que quando alguém está hipnotizado, seu nível de vigília se encontra entre o sono e o desperto.

Durante um transe hipnótico, certas partes do cérebro são “desligadas”, o que faz com que a pessoa entre em um estado de relaxamento profundo e fique suscetível a sugestões e a reprogramações mentais.

Mas atenção: absolutamente ninguém pode obrigá-lo a fazer, dizer ou pensar algo que você não quer enquanto você está hipnotizado, OK? Apesar de isso também estar no imaginário popular, é impossível ler ou controlar pensamentos de quem está em um transe hipnótico.

Durante um processo de hipnose, você estará absolutamente consciente do que está acontecendo com você. A questão principal é que, ao se concentrar profundamente, qualquer estímulo externo (como ruídos, cheiros e imagens) é totalmente ignorado pelo seu cérebro e, assim, é possível acessar partes inconscientes de sua mente  e trabalhá-las mais direta e apropriadamente.

Os seguintes problemas são apenas algumas das questões que podem ser tratadas com hipnose, com taxas de sucesso bastante significativas:

Além disso, em função desse acesso direto a partes “escondidas” de nossa psique, a hipnose costuma trazer resultados bastante rápidos e efetivos. Obviamente, a quantidade de sessões dependerá muito do quão suscetível o paciente é a processos hipnóticos e da gravidade da questão a ser trabalhada.

É possível, também, investir em cursos de formação com o objetivo de aprender a auto hipnotizar-se. Apesar de exigir bastante treino e dedicação, quem aprende as técnicas de auto-hipnose pode utilizá-las a qualquer momento. No caso dos concurseiros, é possível auto hipnotizar-se antes de uma sessão de estudos e até mesmo durante as provas, contendo a ansiedade, mantendo a mente limpa e tranquila e acessando facilmente os conteúdos memorizados.

Continue acompanhando a leitura e entenda melhor como a hipnose ajuda os concurseiros. Nos próximos tópicos, abordaremos essas questões com mais detalhes. Confira:

Entenda como a hipnose ajuda os concurseiros

Se você acompanhou a leitura deste post até aqui, deve estar se perguntando: “OK, a hipnose é incrível, mas como ela pode, efetivamente, ajudar-me a passar em um concurso?”.

Como mencionamos no tópico anterior, durante um transe hipnótico é possível acessar partes do cérebro as quais geralmente não temos familiaridade em nosso dia a dia e, assim, trabalhar mais profundamente questões que afetam diretamente nossa vida sem que nos demos conta.

A baixa autoestima, por exemplo. Embora seja um pouco difícil de reconhecer à 1ª vista, existe, sim, uma forte relação entre os níveis de autoestima e autoconfiança de uma pessoa com sua força de vontade e dedicação para estudar e com seu desempenho em concursos e processos seletivos.

Quem não se sente capaz de passar em um concurso público, sempre se comparando com os demais e se sentindo inferior (menos inteligente, preparado ou culto), acaba, inconscientemente, praticando a autossabotagem. O resultado? Preguiça de estudar, procrastinação e sensação de impotência frente aos desafios que a preparação para um concurso público traz consigo. Nem é necessário dizer que todas essas ações, somadas, impossibilitam o alcance do objetivo, não é mesmo?

Assim, trabalhar as questões relacionadas à autoestima durante sessões de hipnose ou auto-hipnose faz com que a pessoa conheça e entenda as raízes de sua falta de confiança e estima por si mesmo. Talvez um trauma de infância, uma relação específica ou qualquer outra questão.

Dessa forma, autoconhecendo-se, é possível “desatar os nós”, curar feridas e trabalhar aspectos importantes para a melhora da autoestima — o que, na prática, reflete-se em maior motivação, autoconfiança e, consequentemente, maior aproveitamento dos estudos.

Da mesma maneira, é possível acessar diversos outros aspectos escondidos que podem estar atrapalhando seu desempenho em concursos: desmotivação, ansiedade, estresse, depressão, fobias e pouca capacidade de se concentrar e de memorizar a imensa quantidade de conteúdos presentes nos editais.

Conheça a relação entre hipnose e memória

Possuir uma alta capacidade de memorização é uma das peças-chave mais importantes de quem deseja conquistar a sonhada vaga em um concurso público. E não é para menos! Os extensos editais exigem que o candidato memorize uma infinidade de temas, assuntos e informações em um espaço de tempo relativamente curto.

Em contrapartida, a falta de memória e de capacidade de concentração é uma das principais queixas dos concurseiros de plantão. Afinal, como desenvolver uma memória “de elefante” e arrasar nos processos seletivos?

Se você estava pensando em hipnose, acertou em cheio! Durante transes hipnóticos, é possível acessar o inconsciente e inserir “gatilhos” extremamente poderosos quando o assunto é aumentar os níveis de concentração e de memorização. Esses gatilhos acabam gerando mudanças bastante profundas de comportamento.

A tão conhecida procrastinação e preguiça que toma conta do corpo justo antes de começar uma sessão forte de estudos. A falta de foco que faz com que até mesmo uma inocente mosquinha voando ao seu redor tire totalmente sua atenção das apostilas. Os tão conhecidos bloqueios mentais e “brancos”, que têm o poder de transformar uma tarde inteira de estudos em um tempo totalmente improdutivo. O cansaço extremo e a sensação de que você não absorveu nenhuma informação relevante após uma sabatina de horas em cima dos livros…

Todos esses comportamentos, tão comuns para a maioria dos concurseiros, são alguns dos que podem ser reprogramados por meio de transes hipnóticos. Ao sugestionar o cérebro, é possível estimular e agregar características extremamente positivas — como alta capacidade de foco e concentração, tranquilidade, paz de espírito, autoestima, autoconfiança, motivação, criatividade, entre muitas outras.

O resultado? Uma vida mais equilibrada, que se refletirá diretamente na capacidade de memorização, armazenamento de questões cruciais e o mais importante: grande facilidade em acessar os conteúdos guardados na memória.

Descubra os segredos da hipnose para sua concentração

Uma verdade é absolutamente incontestável: para que seja possível memorizar de maneira apropriada os conteúdos que cairão na prova, são necessários níveis altíssimos de concentração e foco. De nada adianta passar horas lendo páginas e mais páginas de livros se sua atenção está, na realidade, focada no que você deseja comer no jantar, nas últimas atualizações de sua rede social favorita ou naquela discussão que teve com seu parceiro ontem à noite, não é mesmo?

Quem nunca passou por esse tipo de situação que atire a 1ª pedra. E isso se torna ainda mais verdadeiro quando se observa e se leva em consideração o modo de vida de nossa sociedade atual. A chegada da era da informação, apesar de ter trazido consigo inúmeros benefícios, também é responsável por uma “epidemia” de falta de foco e concentração.

Afinal, a quantidade de informações que são compartilhadas e enviadas a cada segundo é gigantesca e, se deixamos nossos celulares e computadores de lado por apenas algumas horas, ficamos com aquela sensação incômoda de que estamos perdendo coisas muito importantes.

Entretanto, quem deseja passar em um concurso público e conquistar a estabilidade e valorização profissional deve entender que essa é apenas uma sensação e que é necessário “desligar” esses sentimentos negativos, reduzir a ansiedade e aumentar a capacidade de foco e concentração por meio de técnicas de auto-hipnose.

Acredite, trabalhar essas questões pode fazer uma diferença incrível em seu nível de aproveitamento de estudos em pouquíssimo tempo!

Como funciona a auto-hipnose para concurso

Quando se fala em hipnose com fins terapêuticos, existem 2 tipos distintos de tratamento. O 1º é aquele feito por um profissional treinado, no qual o paciente frequenta uma vez por semana sessões de 45 a 60 minutos em consultório. Nesse tipo de tratamento, a pessoa entra em um transe hipnótico sendo guiado pelo terapeuta e, juntos, eles descobrem e trabalham as questões mais cruciais e importantes para o paciente naquele determinado momento de sua vida.

Já a auto-hipnose, como o próprio nome sugere, é aquela na qual a própria pessoa, munida de conhecimentos adquiridos em um curso de formação específico, utiliza em si mesma técnicas e ferramentas de hipnose, sendo seu próprio “hipnotizador”.

Os 2 tipos de tratamentos hipnóticos citados acima são bastante parecidos em sua abordagem e teoria. A grande diferença aqui é que, para que a auto-hipnose seja realmente efetiva e traga os resultados esperados, são necessárias altíssimas doses de dedicação e disciplina, já que só é possível alcançar os objetivos propostos pela técnica quando há um estado de concentração muito grande. E conseguir chegar a um nível alterado de consciência como esse sozinho, muitas vezes, revela-se um desafio.

Porém, obviamente, isso não quer dizer que seja impossível. Especialmente se você investir em um curso de formação de qualidade, com profissionais altamente treinados, você será capaz, sim, de se auto-hipnotizar sem o auxílio de ninguém. Dessa maneira, você será capaz de encontrar, por si só, saídas para situações em sua vida que lhe causem estresse, dificuldades ou sofrimento.

Ao conseguir relaxar profundamente, entrando em um estado de transe hipnótico provocado por você mesmo, sua mente se torna livre de julgamentos, crenças e verdades pré-concebidas que podem estar atrapalhando seu desempenho nos estudos.

E é exatamente nesse momento que o cérebro estará mais receptivo a reprogramações e novas informações, que visem “quebrar” padrões negativos de pensamento e comportamento, guiando o cérebro para resultados positivos e possíveis.

Por exemplo: se você está em busca de uma maior capacidade de concentração e foco, será capaz de enviar recomendações ao seu cérebro, dizendo frases como “meu estudo renderá muito essa tarde”, “minha capacidade de concentração é extremamente alta”, “estou obtendo excelentes resultados com meus estudos” ou “estudar me traz muito prazer e satisfação, já que sei que por meio deles conseguirei conquistar todos os meus sonhos e objetivos”.

Pode parecer meio bobo e sem sentido, mas acredite: não é. Ao serem repetidos com frequência, essas autossugestões são capazes de quebrar e modificar padrões de comportamento extremamente arraigados e difíceis de mudar. E, como todas essas afirmações são inseridas quando a mente está em um estado bastante receptivo, as mudanças são sentidas muito rapidamente!

Aprenda como escolher um curso de hipnose

Se você chegou até aqui na leitura deste conteúdo, provavelmente deve estar muitíssimo interessado em fazer um curso de hipnose e em aprender a aplicar corretamente a auto-hipnose para concurso, certo? E não é para menos! Com todos os benefícios citados, não há como não querer aprender mais sobre esse assunto, capaz de trazer mudanças tão positivas e efetivas em sua vida.

Entretanto, antes de sair se matriculando no 1º curso de hipnose que encontrar, preste atenção! É necessário tomar alguns cuidados simples, a fim de garantir que o investimento trará mesmo todos os benefícios esperados. E, para te ajudar com essa questão, abaixo listamos alguns itens aos quais você deve estar atento ao escolher o curso de hipnose mais adequado para você. Confira:

Tenha seus objetivos muito claros

Provavelmente você já sabe: passar no concurso público de seus sonhos, certo? Mesmo assim, é importante ter muito claro em sua mente quais resultados você deseja alcançar com o curso de hipnose. Isso norteará adequadamente sua busca pela melhor opção.

Apesar de as técnicas de auto-hipnose serem bastante similares entre si e poderem ser utilizadas para o mais amplo espectro de questões, alguns cursos são mais voltados ao desenvolvimento de determinadas características e habilidades. Assim, sabendo exatamente o que você quer, será muito mais fácil encontrar um curso voltado ao que você deseja.

Pesquise de maneira aprofundada

Basta uma rápida pesquisa no Google para saber que existem inúmeras opções de cursos de hipnose disponíveis atualmente. Aproveite esse grande benefício que a internet nos proporcionou e reserve um tempo para fazer uma pesquisa bastante aprofundada das opções disponíveis em sua cidade.

Confira se o curso possui uma página de internet confiável ou alguma fanpage em redes sociais, bem como a descrição dos módulos e conteúdos que são abordados durante o curso de maneira clara e aprofundada. Compare cada um e nunca se esqueça de buscar por depoimentos ou até mesmo reclamações de pessoas que já fizeram o curso. Esse simples cuidado pode evitar que você acabe entrando em uma furada!

Leve em consideração o custo-benefício

Obviamente, cada pessoa possui limitações financeiras distintas. Do mesmo modo, o valor a ser investido em um curso de hipnose varia imensamente. Entretanto, mesmo que o dinheiro que você tenha disponível para o curso não seja muito, preste atenção ao custo-benefício de cada opção, OK?

Em muitas ocasiões, investir no curso mais barato que você encontrar pode ser um tiro no pé. Acredite, o barato pode sair caro e você pode acabar se arrependendo por ter investido em algo que, no fim das contas, não trouxe os resultados esperados.

Claro que isso não significa que somente cursos caríssimos e que você não tem condições de pagar sejam os únicos que valham a pena. Há muitas opções com um excelente custo-benefício sendo oferecidas. Pesquise, busque, compare o que cada um cobra e o que tem a oferecer. Você não vai se arrepender de ter esse cuidado!

Informe-se sobre a formação dos professores

Essa é a dica de ouro. Poder contar com profissionais altamente especializados e treinados em hipnose e, principalmente, que saibam passar esse conhecimento de maneira didática e organizada é imprescindível se você busca por resultados reais.

Sendo assim, procure saber com detalhes quem são os professores que ministram o curso de hipnose no qual você está interessado e qual é a formação e a experiência de cada um deles.

Organize seu tempo

Como já mencionamos, para ser efetiva e assertiva, a auto-hipnose necessita de uma boa quantidade de dedicação e tempo. É como diz o ditado: “a prática leva à perfeição”.

Por isso, se o seu objetivo é se aprimorar nessa técnica, utilizando-a em seu benefício em direção à sua aprovação em um concurso público, tenha em mente que você deverá ter um tempo especialmente reservado para isso.

Trabalho, estudos, família, vida social… Todas essas questões, presentes na vida de todos, necessitam estar organizadas para que você tenha disponibilidade para praticar o que aprendeu. Somente assim os resultados virão. Nunca se esqueça disso.

Se você acha que não tem tempo disponível no momento, a melhor decisão é esperar alguma outra oportunidade, na qual você realmente possa se dedicar às práticas de auto-hipnose para concursos. Do contrário, o investimento não valerá a pena.

Conclusão

Ultrapassar todas as barreiras e dificuldades quando o assunto é conseguir a aprovação em um concurso público não é nada fácil. Afinal, além das montanhas e mais montanhas de conteúdos a serem aprendidos, memorizados e acessados, existem também diversas outras questões de cunho psicológico e emocional que podem atrapalhar seriamente o desempenho até mesmo do mais bem preparado dos candidatos.

Justamente por isso, não é à toa que a auto-hipnose para concurso tem ganhado tantos adeptos nos últimos tempos. Quando praticada de maneira apropriada e somada a uma rotina de estudos regrada e eficiente, é possível conquistar resultados surpreendentes.

Ademais, ao praticar técnicas de auto-hipnose, além de melhorar seu desempenho nos estudos, você notará uma mudança extremamente significativa e positiva em diversos outros aspectos de sua rotina. Isso aumenta sua qualidade de vida e traz autoestima, paz de espírito e tranquilidade. Melhor impossível, não é mesmo?

Por isso, não perca mais tempo! Se você é concurseiro e busca mais foco, concentração e capacidade de memorização para arrasar nos processos seletivos, busque o quanto antes um curso de auto-hipnose para concurso e presencie uma grande reviravolta em seu desempenho nas provas! A chave para a sua aprovação pode estar mais perto do que você imagina!

Se você deseja se aprofundar ainda mais no assunto e quer ouvir dicas preciosas, assista a essa entrevista feita com o Professor Rodrigo Castello, que leciona curso preparatório há mais de 10 anos. Você pode assistir a entrevista dele no programa “Hipnose com Inês Marcel” clicando aqui.

Você gostou deste conteúdo? Ficou com alguma dúvida ou tem alguma experiência sobre esse assunto? Compartilhe-as com a gente nos comentários e enriqueça a discussão sobre o assunto!

Comentários

Comentários