Blog

Pessoas em frente a uma lousa na sala de aula

Como escolher um curso de hipnose? Descubra aqui!

Desenvolvimento Pessoal | 11/05/2017 | Comentários

Você tem interesse pela hipnose, quer aprender mais sobre como funciona na prática, mas não sabe por onde começar? Fique tranquilo, pois hoje vamos orientá-lo sobre como escolher um curso de hipnose que seja adequado às suas necessidades.

Não é de hoje que o homem busca por técnicas que ofereçam autoconhecimento e equilíbrio para ter uma vida mais saudável e em paz consigo mesmo, e é esse o objetivo da hipnose, oferecer um tratamento que ofereça bem-estar psíquico e emocional aos seus adeptos.

Assim como outras terapias de autoconhecimento, como a PNL e as técnicas de coaching, existem vários cursos de hipnose no mercado, desde os mais simples, que funcionam mais como uma introdução a quem quer saber mais sobre o assunto, até os mais especializados, que são voltados à profissionalização e oferecem certificação.

Mas, dentre as inúmeras opções encontradas, como escolher? Confira agora dicas de tudo o que você precisa levar em conta na busca pelo melhor curso de hipnose para você!

8 dicas essenciais de como escolher um curso de hipnose

1. Defina qual o seu objetivo com o curso

Para que você quer fazer um curso de hipnose? Para atuar na área, para autoconhecimento, para tratar alguma fobia ou problema emocional?

Como já falamos, são inúmeros os benefícios da hipnose. Aprender mais sobre essa técnica é importante para qualquer pessoa hoje em dia, mas a escolha do curso mais adequado vai depender do que você pretende fazer com esses ensinamentos.

Pense e reflita a respeito dessa questão, ela será seu primeiro norte em busca do curso de hipnose perfeito.

2. Pesquise sobre os cursos e instituições

Assim que definir os seus objetivos, é hora de buscar pelo curso. Se for mais ao nível de conhecimento e teoria, existem vários cursos de introdução que oferecem esse material, inclusive, você pode encontrar conteúdos on-line, em canais especializados no assunto.

Agora, se o seu objetivo é ir mais a fundo e conhecer além da teoria, existem escolas ou instituições especializadas que oferecem cursos de hipnose na prática. A dica é: pesquise, pesquise e pesquise!

Pesquise sobre a metodologia de ensino, os profissionais que vão orientar o curso, a reputação da instituição, se o curso oferece certificação e se tem reconhecimento no mercado, analise tudo com calma, antes de fazer a sua escolha.

3. Procure por avaliações e a opinião de quem já fez

Valorize as experiências! A melhor forma de saber se um curso é bom ou não e se atende as suas expectativas é procurando pela opinião de quem já fez.

Vá atrás de depoimentos, confira se há reclamações na internet ou redes sociais, converse com quem já fez o curso e pergunte quais foram as suas maiores dificuldades, como elas foram resolvidas durante o processo, qual nota daria ao curso, etc.

Aproveite para tirar todas as suas dúvidas. As avaliações e opiniões de quem já viveu a experiência o ajudarão não só na decisão do curso exato para você, mas também vão livrá-lo de cair em propaganda enganosa.

4. Veja se a metodologia está de acordo com o que busca

Pesquise também sobre a metodologia, se é adequada ao assunto, se há opiniões de profissionais sobre ela e principalmente, se ela atende ao que você procura.

Mesmo que a instituição seja boa, o curso seja certificado e bem avaliado, é importante conferir se a metodologia ou a dinâmica do curso lhe agradam.

Por vezes, o curso pode oferecer apenas um embasamento, ser mais especializado do que você de fato está buscando ou mesmo apresentar uma dinâmica de trabalho diferente da que espera.

5. Confira se o curso oferece certificação

Mesmo que o seu objetivo não seja atuar de forma profissional com a terapia de hipnose, é sempre bom que o curso ofereça um certificado de participação ou capacitação, contendo a quantidade de horas de aula e assinado pelos profissionais responsáveis.

Isso porque, se amanhã ou depois você decidir se especializar no assunto ou for mais a fundo na área, é possível provar que concluiu o curso e, assim, seguir em frente com os seus estudos.

No mais, dependendo da sua área de atuação, o certificado pode agregar ao seu currículo.

6. Considere a recomendação de especialistas

Outra forma de saber se o curso vale a pena ou não é conferir a opinião de outros especialistas, pois ninguém melhor para avaliar que alguém que seja referência no assunto.

Verifique se a instituição e o curso têm algum tipo de reconhecimento relevante no mercado — existem algumas associações especializadas no assunto que podem dar respaldo ao curso que deseja fazer, como a ANT, Associação Nacional de Terapeutas.

7. Verifique se o curso está de acordo com a sua disponibilidade

Você achou o curso de hipnose perfeito para você, mas, ao procurar saber sobre matrículas e turmas abertas, viu que não tinha disponibilidade para realizar o curso ou porque a carga horária era extensa demais, porque os dias de curso não batem com a sua agenda ou mesmo por a localização ser de difícil acesso para você?

Cada curso tem sua grade de horas de acordo com o seu nível. A maioria das instituições também oferece cursos aos finais de semana ou no período noturno, visando pessoas que trabalham em período comercial e têm com pouca disponibilidade de horário.

8. Analise os custos e os benefícios que o curso oferece

Sabe aqueles velhos ditados “nem tudo que é bom é barato” e “nem tudo que reluz é ouro”? Vale a pena considerá-los na hora de escolher o melhor curso de hipnose para você, porque nem sempre o caro é bom e nem sempre o bom é caro.

Coloque na balança todas as vantagens que a instituição e curso lhe oferecem, desde metodologia, currículo dos professores, horas de aula e até mesmo se a infraestrutura do local em que o curso será realizado oferece boas condições, pese tudo e veja se os benefícios são compatíveis com o valor do curso.

Se levar em consideração todas essas dicas, com certeza, você saberá como escolher um curso de hipnose que seja ideal para você e que atenda a todos os seus requisitos de qualidade.

Ficou com alguma dúvida? Então entre em contato conosco, teremos prazer em ajudá-lo!

Comentários

Comentários