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Mulher loira de óculos concentrada lendo em seu notebook

Como manter o foco e melhorar seu desempenho

Desenvolvimento Pessoal | 25/07/2017 | Comentários

O final do dia chegou, e você percebe que não produziu tanto quanto gostaria. Uma ou outra tarefa que você julgava importantes não foram concluídas e você se viu tomando parte do seu tempo livre ou até do seu horário de descanso para concluir essas tarefas. Quantas vezes você passou por essa situação?

Muitas pessoas encontram dificuldade em manter o foco, mas resolver esse problema pode ser muito mais fácil do que você pensa, principalmente quando você usa algumas técnicas de Hipnose ou PNL.

Leia o nosso artigo e saiba como manter o foco e melhorar seu desempenho.

A Distração

O primeiro passo é identificar o que te distrai no seu dia a dia. Pode parecer óbvio, mas muitas das nossas distrações são tão corriqueiras que elas acabam passando despercebidas pelo nosso radar e se tornam as maiores inimigas do foco.

Quando falamos em manter o foco, estamos falando também em evitar distrações, então é importante saber o que te distrai. E-mail, telefone, mensagens instantâneas, mídias sociais e conversas paralelas são exemplos de coisas que podem desviar sua atenção.

Um método é desligar ou desativar o que te distrai. Durante o seu trabalho desativar o celular, fechar ou bloquear janelas de mídias sociais. Mas essas atitudes têm prazo de validade, pois elas trabalham apenas o seu ambiente, não o seu estado mental, não aumentam o seu foco. Para isso você pode recorrer à PNL.

Ancorando

O processo de ancoragem se resume em instalar no sujeito um gatilho que o leva à um estado mental específico que foi previamente estabelecido, ou ancorado. Com esta técnica você pode instalar vários gatilhos para várias ancoras e sentimentos diferentes, mas por enquanto vamos usar apenas manter o foco.

O processo longo implica mudar o que fica em seu campo visual para que aquilo cada vez mais seja um gatilho de foco para você. Você pode usar uma imagem que represente foco para você (que tal um alvo, uma estrada ou uma lente). Ou que te relembre do seu objetivo. É importante que seja uma imagem direta e que não te faça sonhar acordado.

Agora use essa imagem como plano de fundo da sua área de trabalho. Remova da área de trabalho todos os ícones que não são usados no trabalho ou estudos. E se você usa o seu computador pessoal para trabalhar, crie outro usuário dentro dele, um para uso pessoal, e outro para uso profissional ou acadêmico. Desse modo, todas as vezes que você ligar o seu computador ou olhar para a sua área de trabalho estará criando um gatilho visual para uma âncora de foco.

É recomendável que você use tanto a técnica de ancoragem longa quanto a curta, que está abaixo.

A Técnica

O modo mais rápido de fazer isso é criar um gatilho em seu próprio corpo. Escolha um gatilho de fácil acesso, mas que não seja ativado por acidente. Pode ser pressionar a palma da mão esquerda com o polegar direito, por exemplo. Ou pressionar entre dois dedos o seu dedo anular direito. Após escolhido, siga os passos a seguir:

1 – Use sua memória: lembre-se de um momento em que você se sentiu focado. O que você via? Qual era a sensação? Se concentre nisso e ative seu gatilho por alguns segundos.

2- Solte o gatilho e se distraia por alguns segundos, pensando em outra coisa. Por exemplo, qual seu sabor de sorvete favorito?

3- Use a sua visão: abra a foto de um alvo e se concentre no centro desse alvo. Conforme você se concentra no alvo, ative o seu gatilho por alguns segundos.

4- Solte o gatilho e se distraia por alguns segundos, pensando em outra coisa. Por exemplo, você prefere cachorros ou gatos?

5- Use o seu próprio trabalho: Comece a trabalhar e mantenha o seu foco na sua tarefa. Conforme você se concentra em sua tarefa, ative o seu gatilho por alguns segundos.

6- Pelas próximas vezes que você for trabalhar, ative seu gatilho enquanto se concentra em manter o foco no trabalho.

E lembre-se, quanto mais você usa a âncora, mais forte ela se torna.

O Cansaço mental

Outro motivo que contribui para a dispersão da sua atenção é o cansaço mental. Talvez você esteja pedindo tantas coisas da sua mente ao mesmo tempo, ou por um tempo prolongado, que você está esgotado mentalmente.

O cansaço mental torna difícil manter o foco, pois a mente não dispõe de energia suficiente para se concentrar na tarefa atual, gerando frustração. Essa falta de atenção pode fazer com que tarefas demorem mais para serem concluídas, o que gera mais trabalho, e por consequência mais cansaço mental e físico, criando um ciclo vicioso de frustração, cansaço e distração.

Em sua sede em Mountain View, Califórnia, conhecida como Googleplex, o Google disponibilizou para os seus funcionários as Nap Pods (em português, cápsulas da soneca) para que seus colaboradores pudessem dormir durante o dia e voltassem ao trabalho com suas energias recuperadas, eliminando o cansaço mental de seus desenvolvedores.

Mas nem todos nós podemos dormir em nosso ambiente de trabalho para acabar com o nosso cansaço mental. Para que você consiga recuperar sua energia mental e manter o foco de forma rápida, você pode usar a hipnose.

Respirando

Nem todo processo hipnótico é feito com a pessoa inconsciente. Por vezes, mesmo as técnicas aplicadas em estados hipnóticos mais leves podem trazer um descanso à sua mente. Com apenas alguns minutos, você pode eliminar o cansaço mental para manter o foco durante o resto do seu dia.

Assista o vídeo abaixo e aprenda essa técnica de respiração incrível com a Dra. Inês Marcel.

 

E você, enfrenta problemas semelhantes? Ou talvez tenha usando essas técnicas e encontrado a solução para esse problema? Divida conosco o que você está passando nos comentários, ou que outras soluções você encontrou para isso.

 

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