Blog

mulher ouvindo música por fone de ouvido

Músicas para relaxamento: como elas transformam nossa vida?

Bem-estar | 11/05/2017 | Comentários

Por várias vezes nos comprometemos em mudar isso ou aquilo, mas sempre surgem alguns obstáculos. A ansiedade chega, as tensões aumentam e o pânico toma conta do nosso interior. Dormimos e acordamos com o problema na mente, e o ciclo se repete dia após dia.

Mas você sabia que há canções com poder para nos fazer esquecer os problemas e nos deixar mais tranquilos? Milhares de estudos comprovam que usar a música para relaxamento transforma a nossa vida, deixando-a mais leve.

E é exatamente sobre essa capacidade que vamos falar ao longo deste artigo. Temos certeza de que, após a leitura, você já organizará sua lista de músicas para se enriquecer com os benefícios delas!

Os múltiplos benefícios da música

A música tem um alto poder em nossa vida, e conseguimos transformar diversos sons em melodias. Você consegue imaginar um filme sem a trilha sonora? Um mundo em que a música não está presente? Bem difícil, não é mesmo?

E ela não faz bem apenas para quem a faz ou ouve, mas também é importante para os que têm algum tipo de deficiência auditiva. Pelas vibrações emitidas a cada nota, as pessoas com carência auditiva conseguem sentir os sentimentos implícitos em cada canção e traduzir para si os significados delas.

A música tem o poder de melhorar a nossa memória, aliviar estresse, nos ensinar idiomas e ajudar na coordenação motora. Confira as vantagens das músicas a seguir:

Alívio de dores

Tanto dores crônicas quanto dores angustiantes têm seus fatores reduzidos sob os efeitos musicais. Segundo uma pesquisa feita na Inglaterra, sintomas de osteoartrite e depressão se tornaram mais amenos com o tratamento da musicoterapia — técnicas baseadas na música e inseridas no tratamento de problemas psíquicos, psicossomáticos ou somáticos.

Essa terapia também é importante na redução de medicamentos, incluindo anestesia, durante o parto e para diminuir as dores no pós-operatório de diversas cirurgias. Nesses casos, a sensação de controle do paciente é maior, e, por consequência, a quantidade de endorfina liberada para neutralizar a dor também é. Resultado: respiração controlada e batimentos cardíacos normalizados.

Aceleração de recuperação

Como dito acima, as canções ajudam na recuperação dos pacientes e também são ótimas para quem está se recuperando de um AVC. Pessoas em recuperação de um acidente vascular cerebral escutam músicas para melhorar a memória verbal e trabalhar a atenção.

Aumento da imunidade

Cientistas afirmam que existem determinadas músicas capazes de promover tamanha experiência emocional positiva, que o organismo entende que está recebendo doses extras de hormônios que influenciam a imunidade.

Ouvir e cantar reduz os níveis de cortisol, hormônio relacionado ao estresse. Quanto mais livre dessa substância, mais leve nosso dia a dia. E lembre-se: altos níveis de cortisol são iguais a uma imunidade mais baixa.

Melhora da memória

Saber diversas letras, melodias, tons e acordes é a garantia de uma boa memória, não é mesmo? É exatamente isso que as canções promovem em nosso organismo, ou melhor, potencializam o desempenho da nossa mente.

Por exemplo, uma canção de Mozart com 60 batimentos por minuto ativa os dois lados do nosso cérebro. A importância desse tipo de efeito está na ação conjunta dos lados direito e esquerdo, maximizando o aprendizado e a permanência das informações.

Ampliação da concentração

Memória melhor, concentração ainda maior! Ouvir músicas para relaxamento, como clássicas, permite que a intensidade da concentração seja mais duradoura nas várias idades da nossa vida. Estima-se que a estrutura musical seja a responsável por esses efeitos significativos.

Desenvolvimento da coordenação

Com poder de reduzir a tensão muscular e melhorar a coordenação do corpo, a música é importante na restauração física e na reabilitação de pessoas que sofreram algum tipo de distúrbios no movimento.

Aplicação no esporte

As canções podem afetar as atitudes, o humor, a emoção e o comportamento dos atletas, aumentando ou diminuindo os resultados. Os efeitos psicológicos que elas causam, quando aliadas à prática de atividades físicas, promovem melhor frequência cardíaca e controle da respiração.

Desse modo, elas agem reduzindo a fadiga e elevando a capacidade de trabalho, o que gera mais potência e produtividade. O sincronismo do exercício com o ritmo musical garante maior resultado para o atleta.

Proteção ao cérebro

Trabalhar com atividades musicais ajuda no desenvolvimento organizacional do cérebro. Pessoas que aprendem desde cedo algum tipo de instrumento têm menor probabilidade de desenvolver demência e garantem mais proteção ao sistema cognitivo.

Melhora do comportamento

Com influência direta da música, o comportamento humano pode ganhar muitos benefícios qualitativos. Nas crianças, por exemplo, ela atua no desenvolvimento emocional e social, promovendo maior autocontrole.

Se todos os pequenos pudessem ter contato desde cedo com músicas de qualidade, a tendência de crescerem com uma personalidade mais ampla, dinâmica e criativa seria maior.

Relaxamento do corpo

Agora que você viu o enorme leque de benefícios que a música pode causar, já está pronto para relaxar! Aliás, sabia que, ao descansar a mente e o corpo, você está cuidando do seu coração?

Pesquisas afirmam que, ao escutar uma canção alegre, os vasos sanguíneos dilatam em 26%. Já as músicas tristes fizeram com que o fluxo sanguíneo tivesse uma redução de 6%.

Canções relaxantes ajudam a controlar melhor a agressividade, reduzir o nível cardíaco e manter o ritmo da respiração mais lento e compassado, fazendo com que a pessoa fique em um contato maior com seus sentimentos e emoções.

Para que você se sinta mais energizado e relaxado e encontre seu momento de paz e tranquilidade, esteja pronto para encontrar a sua música ideal. Se gosta de rock, ouça as suas canções favoritas. Caso sua preferência sejam melodias clássicas, organize sua lista e tire um tempo para ouvi-las e descansar a mente.

Por falar em descanso, temos uma sugestão musical que proporcionará uma enorme sensação de calmaria. É um áudio de relaxamento indicado para você que precisa alcançar um estado de excelência em diversas áreas da sua vida.

Com este som, você terá a certeza de que as músicas para relaxamento podem melhorar seu poder de concentração e foco nos objetivos. Diga adeus a falta de entusiasmo, crises de ansiedade e oscilações emocionais. Clique e ouça “Áudio — Relaxamento e Auto-Hipnose com Inês Marcel“.

Comentários

Comentários